A importância do certificado digital no e-commerce

certificado digital

Já reparou no pequeno cadeado verde que surge em alguns sites, como por exemplo no site do seu banco?

O cadeado serve para indicar que o site está a ser servido num protocolo https em vez do normal http, na prática significa que a comunicação entre o seu browser e o servidor que está a aceder é encriptada.

Para entender a importância disso é preciso perceber que todos os dados que circulam numa rede podem ser "lidos", e quando estes dados não são encriptados podem ser entendidos, ou seja, o utilizador e a password que acabou de colocar no formulário de login poderia ser roubado e usado para outros fins.

Sites cujos conteúdos são sensíveis, tais como dados do utilizador, informações privilegiadas, deveriam ser sempre servidos utilizando https.

Mas a encriptação por si só não é o único fator de segurança, o "browser" sabe que o site é fidedigno (e daí apresentar um cadeado verde), através da existência de um certificado digital que é emitido por uma entidade como Symantec, Comodo ou GeoTrust e que verifica a veracidade e autenticidade do site que está a aceder, indicando que não está na realidade a aceder a um site que o está a tentar enganar.

Por entender que a importância de oferecer resultados fidedignos é crucial, a Google começou desde o ano passado, a dar um fator extra no ranking das pesquisas para sites com https.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá estar interessado...

Ferramentas LVEngine

Comentários

Socialize com a LVEngine:

Instagram

LVENGINE

LVENGINE

Somos uma empresa constituída por especialistas nas áreas de Desenvolvimento Web, Design e Marketing Digital. O nosso grande objetivo é o de desenvolver a solução perfeita para o cliente, disponibilizando um serviço personalizado, com vista a acrescentar-lhe valor.

Continuar a ler

Categorias de artigos

Arquivo do Blog