Loja Online: Como melhorar a experiência dos consumidores?

review

Sob a visão dos marketeers, a experiência do consumidor é vista como uma estratégia que tem em atenção a forma como o negócio se desenrola e do modo como os clientes reagem.

Com o marketing digital a reinventar-se a cada momento e com as plataformas cada vez mais capazes de criar inúmeras novas interacções com os clientes, a gestão de um negócio online pode tornar-se desafiante.

No entanto, como nada é impraticável, apresentamos-lhe algumas formas de melhorar a experiência do consumidor na sua solução de e-commerce, conseguindo, inclusive, aumentar a lealdade do cliente e, consequentemente, os seus lucros.

1 – Navegação no site
Dentro de um raciocínio lógico, é essencial que ofereça o máximo de escolhas possível aos seus consumidores. Tenha em mente que cada pessoa, de forma individual, tem formas diferentes de efectuar uma pesquisa numa loja online.

2 – Processo de checkout
Completamente livre de distracções, torne o processo de checkout o mais simples possível para minimizar as possíveis desavenças.

3 – Suporte self-service
Permita que os seus clientes consigam resolver os problemas sozinhos. Inclua um menu de FAQ’s devidamente organizadas por categorias e com essa escolha, reduza o número de tickets da equipa de customer care.

4 – E-mails personalizados
A probabilidade de um consumidor abrir um e-mail personalizado é muito maior, pelo que o facto de serem personalizados aumentam a relevância do conteúdo para o cliente.

5 – Reviews de clientes
Antes de uma tomada de decisão, os clientes valorizam a experiência e o feedback dos outros consumidores, pelo que uma review positiva é um grande incentivo à compra.

6 – Trocas e devoluções
Para que um cliente se fidelize e não tenha receio de trocar ou devolver determinado produto, disponibilize-lhe um processo simples, simpático e económico. Caso contrário, dificilmente voltará a comprar na sua loja online.

Porém, acima do que qualquer item que tenhamos supracitado, a escolha da plataforma de e-commerce ditará a experiência dos seus consumidores.

Se se tratar de um investimento que possa encontrar-se previsto no orçamento da sua empresa, aconselhamo-lo a considerar os seguintes pontos, antes de tomar uma decisão:

User friendly;
Usabilidade;
Conteúdo e navegação da plataforma;
Ferramentas de marketing digital;
Integração com CRM, etc.;
Gestão de conteúdos, stocks e preços em backoffice;
Suporte…

SAIBA MAIS

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá estar interessado...

Ferramentas LVEngine

Comentários

Socialize com a LVEngine:

Instagram

LVENGINE

LVENGINE

Somos uma empresa constituída por especialistas nas áreas de Desenvolvimento Web, Design e Marketing Digital. O nosso grande objetivo é o de desenvolver a solução perfeita para o cliente, disponibilizando um serviço personalizado, com vista a acrescentar-lhe valor.

Continuar a ler

Categorias de artigos

Arquivo do Blog